OFICINA PARES ÍMPARES

A ÖUS lança, em média, um modelo novo de tênis a cada 6 dias desde 25 de Agosto de 2008.

Quem vê um tênis pronto nas prateleiras das lojas, não imagina nem de longe o tamanho do trabalho que dá tirar essa ideia do papel e tão pouco como se dá todo esse processo, do papel à prateleira. Para compartilhar um pouco desta experiência, criamos o projeto Oficina Pares Ímpares, pensado justamente para mostrar como funciona o processo de criação da ÖUS na transformação de idéias e inspirações em pares de tênis.

Em outubro de 2016 realizamos a primeira oficina, que fez parte da programação da Maratona Mude organizado pela Abicalçados, em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Dezoito inscritos participaram de cinco horas de curso com Anthony Nathan, nosso gerente de design de produto.

MARATONA MUDE 03

Nesse tempo, o pessoal aprendeu como criar uma versão de tênis a partir de três modelos da ÖUS: Tenente, Ueno e Vidal. A parte criativa da coisa estava em combinar materiais, artes, cores e inspirações em um tênis exclusivo pra chamar de seu.

Depois de tudo definido e com a consultoria de Nathan, cada participante fez uma uma ficha técnica contendo todos os detalhes da sua criação, exatamente da mesma forma que nós fazemos na ÖUS. A partir daí, o pessoal de desenvolvimento de produto levou as fichas técnicas para a fábrica e em pouco mais de 3 meses, transformamos cada ficha em um par de tênis ímpar.

IMG_0006_1

 

O resultado

Dezoito mentes criativas, com inspirações e interpretações muito diferentes de mundo só poderiam resultar em pares ímpares. Cada tênis criado durante as oficinas tem uma história diferente:

IMG_0029_1

IMG_0018_1

IMG_0023_1

TENENTE BRASILEIRINHO IMPERIAL

Cacá é graduada em Moda, pós-graduada em Desenvolvimento de Produto e mestre em Design. Atualmente cursa Doutorado em Design e atua como pesquisadora no Núcleo de Moda Sustentável da UFRGS. Além de representar o Movimento Fashion Revolution em POA, RS.

A inspiração para criar o Tenente Brasileirinho Imperial surgiu da vontade de representar a realidade brasileira e as pessoas que estão no “chão de fábrica”. Na palmilha direita a designer colocou palavras que expressam as qualidades do nosso país e na esquerda, estão os problemas que assolam a vida dos brasileiros, como a corrupção, por exemplo. Arte desenvolvida em colaboração com a artista visual Plim.

OFP_TÊNIS10015_0008_Layer 4

Os tons areia, bege e marrom representam a riqueza da nossa terra, praias e solos. A sola natural com grãos de arroz e o forro de tecido REAP, traduzem nosso potencial criativo e nossa capacidade de fazer mais com menos. Ela escolheu usar tecido ao invés de couro porque a trama expressa melhor nossa diversidade racial e cultural.

Cacá fez questão de homenagear as pessoas que fizeram o seu tênis e, por isso, ao invés de assinar a criação, escreveu “Rodrigo Suzuki, obrigado”.

OFP_TÊNIS14001

OFP_TÊNIS14007

 

TENENTE RELAX ESSENCIAL

Paula “Plim” é artista e ilustradora de Porto Alegre e sua produção mescla elementos visuais encontrados na arte popular de diversas etnias e também na natureza.

O conceito do Tenente Relax Essencial gira em torno do maracujá e do poder que a fruta tem de acalmar, por isso o nome. Na parte   externa tem um padrão com  frutas e  flores de maracujá e na palmilha, uma estampa com as sementes.

OFP_TÊNIS11001

PLIM (1)
Tenente Relax Essencial

VIDAL DANIELLE O.E

Danielle Trombetta é estudante de Design de Moda, tem 21 anos e é feminista. Hoje trabalha como assistente de design na marca NUZ que faz roupas transformáveis.

VIDAL_refletivo (2)

O Vidal Danielle O.E é (quase) inteiro refletivo e a estampa foi inspirada no casaco que Danielle estava usando no dia da oficina. A estudante contou que garimpou a peça em um brechó. A geometria presente no desenho surgiu depois de alguns testes com aquarela e as formas foram se encaixando.

OFP_TÊNIS10015_0003_Layer 9

 

OFP_TÊNIS7007

OFP_TÊNIS7011

 

UENO BIG HEAD ESSENCIAL

Daniel Cabeça, a.k.a Big Head, parceiro de longa data da ÖUS criou o Ueno Big Head Essencial para homenagear a sua empresa de representação comercial, que em 2017 completa 10 anos. Com cabedal feito em nobuck e detalhes em mesh metalizado e couro, o tênis do Cabeça foi criado a partir da sua visão voltada mais para o lado comercial.

OFP_TÊNIS1000

OFP_TÊNIS1006

 

UENO MA ESSENCIAL

Parte da equipe da Matriz Skate Shop desde 2002, Márcio também sempre foi amigo próximo da Öus.

Para criar o Ueno MA Essencial, Márcio criou o camuflado azul personalizado no mesh e escolheu o nobuck por ser um material ainda não utilizado neste modelo. A ideia era criar um tênis essencial pra lixa e que também pudesse ser versátil para todas as horas do dia.

OFP_TÊNIS6001

OFP_TÊNIS6002

OFP_TÊNIS10015_0004_Layer 8

TENENTE LUIS G. IMPERIAL

Luis G. se identificou de primeira com o modelo Tenente. Para criar o seu tênis apostou em uma combinação clássica de cores claras.

OFP_TÊNIS17001

OFP_TÊNIS17009

 

UENO PEPE IMPERIAL

Pepe Fontanari se inspirou no seu trabalho autoral de grafite para criar o Ueno Imperial que leva o seu nome.  Na hora de escolher o modelo do seu tênis, Pepe priorizou o que permitisse uma variedade maior de materiais.

Gostou muito de participar da oficina e da vivência, de poder criar ao lado de amigos e cada um, com sua bagagem, criou um trampo autoral.

OFP_TÊNIS4001

OFP_TÊNIS4005

 

UENO GUSTAVO IMPERIAL

O Gustavo Juschem curtiu a troca de experiências que a oficina proporciona entre os participantes. Para ele, isso influenciou muito na criação do seu tênis, que combinou tons terrosos com o azul escuro, que torna o Ueno Gustavo Imperial, versátil.

UENO GUSTAVO IMPERIAL

OFP_TÊNIS3006_1

 

UENO JU IMPERIAL

A Juliana Porto trabalha com moda e quis criar um tênis neutro, mas que se destacasse e tivesse uma textura diferenciada. Por isso, quando elaborou o Ueno Ju Imperial escolheu branco para o cabedal, dourado para o filigrama e nude para o solado.

OFP_TÊNIS5002

OFP_TÊNIS5007

OFP_TÊNIS5003

 

TENENTE TEMPLUM  WHEELS

Para criar o Tenente Templum Wheels, Guilherme Isoppo se inspirou no seu projeto homônimo, que levanta a bandeira do localismo como forma de sustentação nas cenas de skate das cidades. O pattern floral do tênis é oficial da marca.

OFP_TÊNIS10002

OFP_TÊNIS10009

OFP_TÊNIS10015_0012_Background

 

TENENTE HALLA OE

Halla Brisa trabalha com moda e também na indústria de calçados e para criar o Tenente ócio Esportivo que leva o seu nome, criou uma estampa com aquarela ali mesmo, na oficina. O modelo ganhou uma mistura de cores outonais com o tom terroso do solado.

OFP_TÊNIS12001

OFP_TÊNIS12007

OFP_TÊNIS10015_0010_Layer 2

 

TENENTE REBECA OE

A Rebeca também trabalha na indústria de calçados e se inspirou nas flores do jardim da casa dos pais dela para criar o seu tênis.

OFP_TÊNIS15002

OFP_TÊNIS15006OFP_TÊNIS10015_0007_Layer 5

 

VIDAL CAROL IMPERIAL

ACarolina Fuhrmann Sabo gosta de tênis cano alto e por isso mesmo escolheu o vidal para criar o seu modelo. Juntou o estilo retrô da estampa de oncinha com a cor preta, que a sua favorita. E a cereja do bolo é a palmilha, que além do animal print, tem ilustrações de um tiranossauro rex, que a Carol chama carinhosamente de “Toby”.

OFP_TÊNIS9001

OFP_TÊNIS9007

OFP_TÊNIS10015_0001_Layer 11

 

UENO ADILSON IMPERIAL

O Ueno Adilson Imperial é uma combinação clássica das cores marrom e preto e é feito com materiais premium.

OFP_TÊNIS2001

OFP_TÊNIS2005

 

VIDAL DIGO IMPERIAL

O tênis do Digo Almeida é um Vidal, feito com nobuck, couro e  material sintético, num mix de cores versátil.

OFP_TÊNIS8001

OFP_TÊNIS8003

 

TENENTE BRASIL URBANO IMPERIAL

O Daniel Souza, da Brasil Urbano, escolheu o Tenente como modelo do seu tênis, pois o modelo permite uma grande variedade de cores e o resultado final não tem erro: combina com tudo.

 

OFP_TÊNIS16002

OFP_TÊNIS16009

OFP_TÊNIS10015_0006_Layer 6

 

TENENTE HUB ESSENCIAL

Essencial pra lixa, o Tenente Hub foi criado pelo Tuc foi feito pra botar na liza sem dó mesmo.

OFP_TÊNIS13001

OFP_TÊNIS10015_0009_Layer 3

 

TENENTE THC OE

A Thais se inspirou na sua formação para criar o Tenente THC OE. Com pattern de cabides feito por ela, o tênis ficou com uma pegada fashion muito interessante.

OFP_TÊNIS_IMG_0003 copy